Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós -Graduação em Educação da UFRJ, como requisito parcioal para obtenção de título de Mestre em Educação.
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Ana Carolina Duarte de Souza
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós -Graduação em Educação da UFRJ, como requisito parcioal para obtenção de título de Mestre em Educação.
RESUMO
SOUZA, Ana Carolina Duarte. Política de ação afirmativa no ensino médio:
Estudo de caso no Cefet Maracanã – Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
Palavras-chave: Ações afirmativas – Cotas sociais e raciais – Ensino Médio – Cefet Maracanã.
A dissertação investigou a percepção de um grupo de professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet
Maracanã RJ) em relação à democratização do acesso e ampliação da diversidade social e racial dos alunos do ensino médio profissional, a partir implantação da Política de Ação Afirmativa (PAA) no ensino médio federal, através da Lei 12.711/2012. Partimos da literatura sobre relações raciais no Brasil e da bibliografia recente sobre políticas de ação afirmativa na educação superior para, através do estudo de caso, analisar os resultados da chamada “Lei de Cotas” numa escola de ensino médio. Com esta análise buscamos contribuir para a avaliação dessa política e colaborar para a discussão sobre a Política de Ação Afirmativa no Ensino Médio em relação aos seus avanços e desafios a partir da promulgação da lei 12.711/12. A escolha do Cefet’, escola pública de ensino médio da rede federal, localizada no bairro do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro justifica – se por três motivos: pela possibilidade de analisar a adoção de cotas segundo critérios sociais e raciais no ensino superior e médio da rede federal técnico federal; pelo histórico da instituição de ensino, que desde a sua gênese nunca foi destinada para os desvalidos e sempre atraiu a classe média pela excelência de ensino; e por ter sido a unidade escolar da rede federal com o melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 2013. Por essas razões, o Cefet é uma instituição de grande disputa nos concursos para ingresso no ensino médio federal da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa revelou que houve avanços significativos na promoção da diversidade social e racial no Cefet, e apontou também desafios em relação à permanência destes estudantes.
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